10 coisas que só consegui fazer quando perdi 45kg
Eu sei que as vezes sou repetitivo com esta história de ter perdido muito peso, confesso que as vezes até eu mesmo me incomodo com isto. Mas o fato é que eu considero isto uma vitória muito importante e que fez uma diferença enorme em minha vida, e penso em quantas pessoas estão deixando de fazer coisas, de ver coisas, deixando de viver, por conta do peso elevado e que precisam de uma motivação a mais para tomarem a grande decisão.
Meu objetivo é sempre ajudar, motivar, mostrar que é possível perder peso. Já disse antes que não tem como ser feliz e gordo, e agora quero mostrar 10 coisas que eu só consegui fazer depois de ter perdido 45kg.
1 – Subir o Vulcão Láscar
O Vulcão Láscar é um vulcão ativo que fica no Deserto do Atacama – Chile. Ele se encontra a 5.650m de altitude. Subir até o cratera do vulcão é para poucos. É uma subida que requer muito esforço físico, muita resistência ao frio e um bom controle da respiração, já que o ar é muito rarefeito. Com o peso que eu tinha antes eu jamais conseguiria fazer isto.
2 – Entrar nas casinhas de Uros
Uros é um complexo de ilhas flutuantes que fica no lago Titicaca – Peru. O lago Titicaca é um dos mais altos do mundo, fica a mais de 4 mil metros de altitude em relação ao nível do mar. Para chegar em alguns lugares, como a Isla Taquile, requer um bom fôlego. Mas entrar em uma das casinhas de Uros, com o tamanho que eu tinha antes, certamente não seria possível.
3 – Cruzar as pernas
Sei que parece algo pequeno e insignificante, mas não conseguir cruzar as pernas ao se sentar ou ter de procurar algum apoio para conseguir amarrar o cadarço era frustrante. Quando você percebe que movimentos básicos e normais estão limitados por conta do excesso de peso você se sente mal. Por isto que conseguir fazer estes movimentos naturalmente fez toda a diferença para minha autoestima.
4 – Ver a Cidade do Cabo de cima
A África do Sul é linda. Tive o privilégio de conhecer Joanesburgo, Cidade do Cabo e outras cidades deste país. Na Cidade do Cabo eu subi e desci a Lions Head, onde se tem uma vista linda da cidade, principalmente ao por-do-sol, e também desci a Table Mountain, escolhendo (sem querer) pela trilha mais difícil e em vários trechos perigosa para descer, porém, extremamente gratificante! Uma experiência única que eu jamais sequer arriscaria com o peso que tinha antes.
5 – Andar pelo do Valle de la Luna
O Deserto do Atacama tem paisagens maravilhosas. Um dos lugares que visitei lá foi o Valle de la Luna, um lugar muito bonito onde caminhamos por áreas abertas mas também nos apertamos por entre rochas estreitas. Foi impossível não lembrar de como era o meu peso e meu tamanho antes enquanto eu passava por lugares super estreitos.
6 – Voltar a jogar Basquete
Poder voltar a jogar basquete sem perder o fôlego na primeira bandeja foi realmente marcante. Ter disposição para correr e pular sem achar que ia desmaiar ou de ficar com dores pelo corpo era algo que eu sentia bastante falta.
7 – Descer de tirolesa na Chapada dos Veadeiros
Pode não ser a maior ou mais empolgante tirolesa que existe, mas saber que meu peso não seria um problema para descer nesta tirolesa (em dupla) já foi um sucesso. E a paisagem que se tem durante é descida, é fascinante!
8 – Caminhar 26 km em Lima
Conhecer Lima – Peru foi uma experiência deliciosa, principalmente porque a fiz praticamente toda a pé. Foram 26 quilômetros caminhando visitando pontos turísticos, praias, áreas urbanas, praças e chegando até a Huaca Pucllana, uma pirâmide da cultura Lima, que antecede os Incas. Conhecer uma cidade toda a pé seria impossível antes.
9 – Correr 10 km
Quando eu estava no meu maior peso eu sequer conseguia andar cerca de 1 km sem ter dores horríveis pelo corpo e um tremendo cansaço. Lembro quando resolvi dar o primeiro “pique” correndo e não consegui passar de 30 metros, foi frustrante. Conforme fui perdendo peso, fui aumentando a parte de corrida e diminuindo o de caminhada e cada vez aumentando mais o percurso. Fiz uma prova de 5k e recentemente uma de 10k e toda semana corro pelo menos 5k. Para quem corre com frequência, parece bobagem, mas para quem ficava sem ar só em correr uns 30 metros, é uma enorme vitória!
10 – Ver estas paisagens
As melhores paisagens estão nos lugares mais difíceis de se chegar. Se hoje eu guardo estas fotos, estas memórias e estas experiências é porque eu consegui ter condições físicas para chegar até estes lugares. Lugares como estes eu possivelmente só veria de longe ou por foto da internet, mas ver pessoalmente é impagável e só consegui viver estas experiências por ter eliminado, de vez, 45kg.
Esta é uma pequena amostra de coisas fantásticas que consegui fazer após perder peso e que antes seriam impossíveis. Foram muitas trilhas, muitas montanhas, muitas paisagens e experiências que fizeram todo o esforço de perder peso valer muito a pena.
Se você conhece alguém que está deixando de viver a vida por conta do excesso de peso, compartilhe esta minha experiência. Isto possivelmente irá motivá-lo a buscar mais forças para reduzir peso, melhorar a saúde e viver experiências fantásticas como as que eu tenho vivido.
Ajude outras pessoas a buscarem mais qualidade de vida! 🙂